Glossário

Em função do conteúdo técnico de algumas seções deste relatório, a Samarco apresenta, a seguir, mais detalhes sobre alguns termos utilizados para descrever o modelo de gestão e as ações ligadas ao rompimento da barragem de Fundão.

Glossário

Em função do conteúdo técnico de algumas seções deste relatório, a Samarco apresenta, a seguir, mais detalhes sobre alguns termos utilizados para descrever o modelo de gestão e as ações ligadas ao rompimento da barragem de Fundão.

Área de Influência Direta (AID)

É como a Samarco denomina sua área de influência, que abrange comunidades próximas às unidades de operação de Germano e Ubu e, também, aos minerodutos e à usina hidrelétrica de Muniz Freire. Nesses locais, apesar de as operações estarem paralisadas, a Empresa continua com pequenas atividades internas, mantendo uma rotina de operação (transporte, alimentação, programa de manutenção nas usinas paradas e compras nas regiões).

Área de Influência

Territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão e que estão sendo assistidos pelos programas e atividades da Fundação Renova (leia mais em Fundação Renova).

Pluma de rejeitos

Mistura de água com altas concentrações de sólidos suspensos transportada pelos cursos de água.

Capacidade nominal / Capacidade instalada

Capacidade nominal é a capacidade efetiva demonstrada por um sistema.
Capacidade instalada é a capacidade máxima de produção que o sistema pode suportar.

Modelo em cavas

Sistema de operação apresentado pela Samarco como alternativa para seu possível retorno à operação. Ao invés da disposição em barragens, pressupõe o armazenamento de rejeitos na Cava de Alegria Sul – localizada na unidade de Germano, em Minas Gerais –, uma depressão do solo gerada pela extração de minério de ferro. Essa estrutura não tem conexão física com as barragens de rejeitos.

Bermas

São aterros laterais aos taludes para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal. Visam impedir o expurgo de solos moles além dos limites.

Dragagem

Método adotado para a remoção dos rejeitos da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida como Usina de Candonga.

Tributários (rios e bacias hidrográficas)

Nome dados aos rios de menor bacia hidrográfica que desaguam em rios com maiores hidrografias. É também chamado de rio afluente.

Turbidez

Propriedade física dos fluidos que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão.

Direitos minerários

Direito para explorar comercialmente algum mineral de interesse.

Economia circular

Termo usado para designar um modelo de organização industrial no qual setores variados deixam de acumular resíduos (em alguns casos, poluentes), pois toda a sobra da produção é aproveitada, seja internamente, por meio de reciclagem e reúso, ou externamente, em outras cadeias de negócios. Trata-se de uma nova abordagem, mais sustentável do que a produção linear, aquela que extrai/produz algo derivado de um recurso natural e descarta o que não serviria ao processo – o que, no caso da Samarco, são os rejeitos.